A planta baixa, ou mais conhecida como planta de casa, é o elemento que traduz os desejos e as necessidades de cada pessoa ou família. A planta baixa vale ressaltar, não é o projeto de arquitetura da residência, mas é onde tudo começa, e portanto deve ser feita por um profissional capacitado, seja pela contratação de um arquiteto para um modelo de casa personalizado ou ainda pela compra de uma planta pronta.
O grande desafio da elaboração de uma planta de casa é atender ao estilo de vida pretendido e à rotina dos moradores. Outro aspecto igualmente importante a ser levado em consideração na concepção da planta baixa é o orçamento da construção, que via de regra é influenciado pela localização do terreno, pelo tipo de solo, pela área da planta, pelo nível de acabamento da obra, etc.
Uma planta pronta é uma planta que atende às necessidades básicas dos moradores com: quartos, salas, cozinha e banheiros. No momento em que o estilo de vida é trazido para a planta, ela passa a atender os anseios do cliente, tornando-se um modelo de casa personalizado. Confira alguns estilos de vida e suas possíveis plantas:
Modelo de casa para quem gosta de receber convidados
O espaço gourmet, neste caso, é a alma da casa. Este ambiente contempla todos os itens considerados indispensáveis, pelo morador, para receber os amigos, como por exemplo: churrasqueira, forno de pizza, fogão, pias de apoio etc. A existência deste espaço pode justificar a necessidade de incluir, na planta, mais um banheiro, para que a movimentação das visitas não atrapalhe a rotina dos moradores da casa. Além disso, pode ser acrescentado no modelo de casa, um quarto de hóspedes para os momentos em que a festa se estende ou em casos em que entre os convidados se encontrem crianças e idosos.
Modelo de casa para quem gosta de estar em casa
Aqui, a personalidade da pessoa influencia diretamente na criação de novos ambientes. Para quem é amante da leitura, pode-se incluir na planta, um escritório ou uma biblioteca que ofereça acolhimento a este momento. Já quem procura um espaço para curtir um cinema em casa ou jogar videogame com os amigos, ter em seu projeto um home theater é uma boa pedida para abrigar as atividades. Ou, ainda, para quem gosta de meditação e yoga, ter um espaço contemplativo e zen permite a prática qualitativa dos exercícios e melhora a qualidade de vida.
Modelo de casa para quem curte natureza
O verde é protagonista neste modelo. Para quem tem crianças ou pets, a disponibilidade de um amplo quintal favorece o bem-estar da família em torno deste ambiente. Outra opção para “ter verde” em casa, é a possibilidade de emoldurar com jardins os espaços da frente, das laterais e o quintal do projeto. Quando não se quer abrir mão da natureza dentro de casa e o terreno não permite, você pode optar pela criação de jardins de inverno na planta, o que inclusive é um recurso para otimizar a ventilação da casa, mantendo-a sempre arejada.
Agora que você já conseguiu identificar a diversidade de ambientes que podem compor uma planta de casa e a relação íntima que a arquitetura tem com o estilo de vida que ela pode proporcionar, fica mais fácil compreender que mesmo sendo mais fácil comprar uma planta pronta, apenas um modelo de casa personalizado pode atender 100% das suas expectativas com relação ao estilo de vida que você quer viver através do seu projeto.
